fbpx

O óleo mais importante da culinária mediterrânea

Entre os principais componentes da dieta mediterrânea, encontramos um dos mais importantes que é o azeite de oliva, seja ele em sua essência virgem, extravirgem ou virgem lampante, entre outros; até mesmo acompanhado de ervas.

A partir da prensagem de azeitonas maduras, tratado através de processos físicos, como a lavagem, moagem, prensa fria e centrifugação é obtido o azeite de oliva que é considerado um produto de ótima qualidade, por não ser fermentado, não ter adição de produtos químicos para agilizar a extração e também possui baixa acidez.

Por esses e outros motivos que o azeite é tão conhecido por seus benefícios e por seu gosto suave, capaz de agradar todos os paladares. Na dieta mediterrânea, não é diferente, o azeite ocupa a posição do ingrediente de primeira importância, sendo a principal fonte de lipídeo e energia utilizada pelo corpo para realização de funções vitais.

E é graças ao azeite que a gastronomia mediterrânea torna-se uma dieta bastante rica em carboidratos, vitaminas, minerais e fibras com alta concentração de ácidos graxos, derivados do azeite de oliva. Entre vários tipos de azeites e seus complementos, vamos conhecer um pouco mais sobre os principais azeites usados:

Azeite extravirgem

Um dos mais conhecidos e consumidos, o azeite extravirgem é muito bem avaliado em testes sensoriais, pois é um produto de alta qualidade e normalmente utilizado para finalizar e acompanhar vários tipos de pratos ou saladas. Além de possuir acidez menor ou igual a 0.80%.

Azeite virgem

Por apresentar acidez entre 0,8 a 2% o azeite de composição virgem possui boa qualidade, porém, pode não ser tão agradável para alguns gostos por possuir cheiro e sabor diferente ao extravirgem que é considerado um azeite mais suave.

Apesar de menos conhecidos, entre os tipos, encontramos também os azeites gregos, que é considerado um dos melhores do mundo e são a base da famosa e apreciada dieta mediterrânea. Diante de outros tipos de azeites europeus, no geral, os azeites gregos são menos amargos e possui menos notas frutadas, mas são tão saborosos quanto. Estão totalmente associados aos hábitos alimentares dos gregos e por isso utilizam sem restrição em pelo menos dois terços de suas receitas, até mesmo para cozinhar e fritar.

Pensando em oferecer uma fusão de ingredientes com influência do mediterrâneo, no Zoi Restaurante tornamos o azeite grego um dos nossos principais componentes por imprimir importância aos benefícios oferecidos, dentro do que oferecemos, promovendo sempre uma gastronomia rica em ingredientes saudáveis e in natura.

Últimas Novidades

NOVIDADES

Cadastre-se com seu email para receber novidades, descontos e eventos especiais.