fbpx
compostagem

Compostagem é um processo de reciclagem de lixo orgânico no qual microrganismos agem para transformar a matéria orgânica em adubo natural.

Essa técnica reduz, ou até mesmo elimina, o descarte das sobras de alimentos, dando um destino sustentável e criando uma solução para a diminuição dos resíduos enviados para os aterros sanitários.

O Colosso Fortaleza, juntamente com o Zoi Restaurante, é o primeiro estabelecimento do Norte/Nordeste a implantar um pátio de compostagem totalmente integrado à operação. Esse pátio está em operação há 4 meses e foi todo projetado e implementado em parceria com a YBY Soluções Sustentáveis.

Segundo dados obtidos pelo Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa, Fortaleza é a capital que mais emitiu CO2 por KM², sendo ainda a 3ª maior emissora se levarmos em consideração todas as cidades do Brasil (2018).

Para Eduardo Castelão, CEO do Colosso, “se queremos de fato marcar as vidas das pessoas, temos que trabalhar para minimizar ao máximo os impactos causados pelo Colosso. Isso é nossa responsabilidade”.

Impactos do nosso pátio de compostagem nos primeiros 4 meses de operação:

Mais de 4.000 kg de orgânicos tratados;

Redução de 3.280 kg na emissão de CO2

Impacto no meio ambiente equivalente ao plantio de 908 árvores

Matéria orgânica que renderá 800 kg de adubo natural

Além de todo o impacto positivo causado ao meio ambiente, existe um grande impacto social atrelado ao projeto, uma vez que grande parte do adubo gerado através da compostagem é destinada a pequenos produtores locais de orgânicos, que fazem parte da cadeia produtiva do Colosso.

“Isso é o que se chama de economia circular: todo o resto de comida é corretamente tratado, vira adubo natural, melhora a produtividade agrícola de nossos fornecedores e volta à mesa em forma de legumes e hortaliças orgânicas”, enfatiza Eduardo Castelão.

 

Ação marca a produção dos primeiros quilos de adubo.

A ação FECHE O CICLO, que terá 30 dias de duração, busca disseminar essa prática relacionada à sustentabilidade do Colosso. Sempre que um pedido for feito pelo delivery, será enviado um saquinho com o adubo natural, mais um papel semente. Segundo a especialista em marketing do Colosso, Caroline Lobo, a intenção é que os clientes se sintam parte da economia circular criada pelo Colosso. “Nossos clientes precisam saber e se orgulhar dos impactos positivos que eles causam ao meio ambiente ao fazerem parte da nossa cadeia”, diz Caroline.

Essa ação é promovida em parceria com a ONG Ecoviver e o Projeto Resgate.

Últimas Novidades